Degeneração macular relacionada com a idade
Tipos de degeneração macular relacionada com a idade (DMRI)
Os dois tipos de degeneração macular relacionada com a idade são descritos abaixo.
Degeneração macular húmida relacionada com a idade (exsudativa)
Também conhecida como degeneração macular senil húmida, esta forma pode ocorrer devido a derrames de vasos sanguíneos frágeis na coróide (Uma membrana fina que forra a parte posterior do olho entre a esclera e a retina e que contém os vasos sanguíneos que abastecem a retina), conhecida como neovascularização da coróide (NVC). A degeneração macular húmida é desencadeada quando novos vasos sanguíneos anormais começam a crescer da coróide para a mácula.
Estes novos vasos são delicados e pode haver derrame de sangue ou outros fluidos. Estes fluidos podem fazer com que a mácula seja deslocada e atrapalhe a retina, resultando na visão desfocada. No entanto, esta situação é rara.
Se um dos seus olhos desenvolveu DMRI húmida, o outro olho também corre um risco maior de desenvolver DMRI húmida. A DMRI húmida não tem fases variáveis, como a DMRI seca, mas tende a resultar em perda de visão mais significativa.
Degeneração macular seca (atrófica)
Também conhecida como degeneração macular senil seca, a DMRI seca pode desenvolver-se devido à deterioração gradual das células da mácula. Provoca um ponto cego no centro da sua visão e reduz o funcionamento da mácula.
Esta é a forma mais comum de degeneração macular relacionada com a idade. A condição piora devido aos drusen (depósitos amarelos sob a retina). À medida que a quantidade de drusen cresce, a forma seca de degeneração macular progride da fase inicial para a intermédia e depois para a avançada.
Nesta fase, é provável que observe danos na retina e perda de visão. As pessoas que sofrem da forma seca de DMRI podem ter uma maior probabilidade de desenvolver a forma húmida de DMRI.