Tratamento de Retinopatia
Tratamentos a laser para retinopatia
Tratamento a laser focal
Neste procedimento, os vasos sanguíneos são alvo de queimaduras por laser para selar quaisquer fugas a que os vasos sanguíneos possam estar expostos. É também realizado um tratamento chamado fotocoagulação para minimizar qualquer derrame ou extravasamento de fluidos do olho. Após este procedimento, a sua visão poderá ficar turva durante 24 horas, mas depois deverá poder ver mais claramente.
Tratamento a laser de dispersão
Como o nome sugere, neste tratamento de 2-3 sessões, as queimaduras por laser são espalhadas pela retina (longe da mácula). As queimaduras por laser permitem que os vasos sanguíneos encolham, reduzindo assim as hipóteses de fuga de sangue ou fluidos.
Tratamentos cirúrgicos para a retinopatia
Vitrectomia
Isto implica remover parte do tecido vítreo (o gel transparente dentro do globo ocular). O oftalmologista coloca então um gel enevoado contendo líquido ou gás claro sobre o seu olho. O olho absorve o gel e, em seguida, cria um novo tecido vítreo para substituir o tecido removido.
O benefício deste procedimento é que qualquer sangue que estivesse presente no tecido vítreo e que estivesse a puxar a retina é removido. Isto ajuda a reforçar a retina e permite que os seus vasos sanguíneos recuperados voltem a absorver a luz, resultando numa visão mais clara.
Este procedimento é realizado sob anestesia local ou geral, e pode demorar algumas semanas até que a sua visão fique clara. Teria de usar um oculsor durante alguns dias ou semanas até recuperar a sua força ocular e poder voltar a ver claramente.
Os exames regulares aos olhos podem ajudar a detetar os primeiros sinais de retinopatia diabética e permitir-lhe tomar medidas para controlar a diabetes antes que esta doença cause danos os olhos.