Olhos Vermelhos
Causas, sintomas e tratamento
Podem ser exemplos destas causas:
- O ar condicionado seco;
- Privação de sono;
- Cloro das piscinas;
- Produtos cosméticos;
- Muitas horas a trabalhar em frente ao ecrã;
- Consumo de álcool;
- Utilização de lentes de contacto;
- Alergias;
- Conjuntivite;
- Estilo;
- Inflamação ou lesão no olho.
Espirrar com força, tossir ou coçar frequentemente os seus olhos também podem ser algumas das causas. Se a vermelhidão não desaparecer após duas semanas, e se tiver outros sintomas tais como comichão intensa, tonturas ou ardor, deverá consultar um optometrista.
Se deverá fazer um tratamento para os olhos vermelhos ou não, irá depender da causa e do grau da vermelhidão. Em caso de vermelhidão causada por privação de sono, por trabalhar à frente do ecrã, ou por influência do álcool, descansar costuma ser suficiente. As gotas oftálmicas, pulverizadores e pomadas que tenham um efeito calmante nos olhos, também podem ser usados como substitutos da lágrima.
Os olhos vermelhos causados por inflamação, alergia, ou infeção são os que precisam de tratamento. Nesse caso, deverá usar gotas oftálmicas com efeito anti-histamínico ou com cortisona de dosagem reduzida, e deverá consultar um optometrista.
No entanto, não tente resolver o assunto sozinho(a). Consulte um optometrista para lhe aconselhar o tipo de gotas oftálmicas mais adequadas à sua situação.
Os olhos vermelhos estão a ser causados por uma alergia?
As pessoas com alergias são propensas a esta doença. Algumas são alérgicas ao pêlo dos animais de estimação, ao pó, ao ar condicionado, e outras não conseguem tolerar poluentes aéreos, cheiros fortes, ou fumo.
Os olhos vermelhos estão a ser causados por olhos secos?
Se o olho não tiver a capacidade de produzir lágrimas suficientes, ou se as lágrimas evaporarem demasiado rápido, pode ficar com os olhos secos. Esta situação pode causar dor no seu olho, uma úlcera na córnea, e, em casos excecionais, deterioração da visão.
Os olhos vermelhos estão a ser causados por uma conjuntivite?
Quando a conjuntiva fica infetada, inflamada e com irritação, isso chama-se conjuntivite. Esta infeção faz com que os vasos sanguíneos no olho inchem. Esta doença que pode causar inflamação ou ardor no olho, muda a cor da esclera (parte branca do olho) para vermelho.
Muitas destas infeções ocorrem devido a um vírus e costumam ser contagiosas. A infeção pode estar associada com uma infeção do trato respiratório superior e pode ser transmitida através da tosse. Também pode ser transmitida através de dedos contaminados, ou através da partilha de objetos pessoais.
Preste atenção aos seguintes sintomas de conjuntivite e consulte um optometrista quando necessário:
- Olhos vermelhos e comichão nos olhos.
- Produção excessiva de lágrimas
- Secreção fibrosa nos olhos
- Sensibilidade à luz
- Alterações anormais na sua visão
As infeções como a conjuntivite são contagiosas. Utilize apenas as suas próprias toalhas, produtos de higiene e de cuidado pessoal, e lave bem as mãos antes e depois de usar pomadas e gotas.
Os olhos vermelhos estão a ser causados por úlceras na córnea?
A infeção bacteriana e a utilização imprópria das lentes de contacto são as causas mais comuns de úlceras na córnea. Esta é uma doença ocular que ocorre devido a uma fissura na córnea, que causa olhos vermelhos e doridos. Esta doença não deverá ser ignorada, porque pode causar cegueira, ou até mesmo a perda de um olho. Recomenda-se o tratamento imediato.
Os sintomas podem incluir:
- Vermelhidão nos olhos
- Dor
- Olhos doloridos
- Sensibilidade à luz
- Um ponto branco na córnea
Alem destas doenças oculares, os olhos vermelhos podem também ser uma consequência da exposição ao sol, de partículas de pó no olho, de nadar em piscinas públicas, e de poluentes ambientais.
Tratamento dos olhos vermelhos
Remédios naturais
Episódios menos graves de olhos vermelhos podem ser tratados com remédios naturais, tais como:
- Lavar bem os olhos com água esterilizada;
- Utilizar uma compressa fria para ajudar a acalmar o olho e a reduzir a vermelhidão. Colocar algodão limpo embebido em água fria sobre os olhos;
- Evite usar maquilhagem ou use maquilhagem hipoalergénica, para não contaminar o olho com nenhuma substância perigosa.
As lágrimas são agentes de limpeza naturais produzidas pelos nossos olhos. São calmantes, anti-bacterianas e completamente naturais.
Gotas oftálmicas ou lavagens
Noutras situações, utilizar gotas oftálmicas pode ser a solução para tratar os olhos vermelhos.
As Gotas oftálmicas (também conhecidas como lágrimas artificiais) podem ser especialmente úteis no caso dos olhos vermelhos terem sido causados por secura.
Se além da vermelhidão, também está com comichão ou lacrimejamento nos olhos, a causa possível será uma alergia não identificada. As gotas anti-histamínicas podem ser utilizadas se os seus olhos ficarem vermelhos devido a alterações climáticas ou alergias sazonais. Se a vermelhidão persistir por mais de dois dias, recomenda-se que consulte um optometrista.