Glaucoma

 

Tipos de glaucoma

Existem diferentes tipos de glaucoma. Os seguintes são os mais comuns:

  1. Glaucoma de ângulo aberto: Com este tipo de glaucoma, a pressão ocular aumenta devido ao mecanismo de drenagem ocular obstruído devido à idade. Devido à obstrução, os líquidos presentes no olho não são drenados adequadamente. Isto aumenta a pressão no olho, tornando mais difícil para o olho receber luz. 
  2. Glaucoma de tensão normal: Com este tipo de glaucoma, há diminuição do fluxo sanguíneo para o nervo ótico, o que pode causar danos ao nervo ótico, além de reduzir a visão periférica. Os oftalmologistas tratam este tipo de glaucoma realizando exames oftalmológicos frequentes para avaliar o nível de pressão do nervo ótico e a área de visão reduzida. 
  3. Glaucoma congénito: Este tipo de glaucoma é hereditário. Embora raro, o glaucoma congénito resulta do facto de a área de drenagem do olho não estar totalmente desenvolvida antes do nascimento. A área de drenagem ainda está em desenvolvimento, o que leva ao aumento da pressão ocular, podendo com o tempo afetar a saúde do nervo ótico e causar perda de visão. 
  4. Glaucoma secundário de ângulo aberto: Esta forma de glaucoma pode resultar de uma lesão ocular. A lesão expõe o olho à inflamação da íris, o que o expõe a outras complicações, como irite e cataratas. O tratamento para este tipo de glaucoma é feito principalmente com injeções de esteróides e gotas tópicas. 
  5. Glaucoma pigmentar: Este é um tipo secundário de glaucoma. Como o nome sugere, esta forma de glaucoma está ligada a grânulos de pigmento separados da íris (a parte colorida do olho). Quando estes grânulos se separam, bloqueiam o sistema de drenagem do olho, resultando no aumento da pressão ocular. À medida que a pressão aumenta, também aumenta a lesão do nervo ótico. 
  6. Glaucoma esfoliativo: Esta forma de glaucoma está relacionada com substâncias escamosas da superfície frontal da lente que se acumulam no olho. Isto pode resultar no bloqueio do sistema de drenagem do olho e no aumento da pressão ocular, resultando em danos ao nervo ótico. 

Temas Relacionados: