Olhos Vermelhos
Tipos de olhos vermelhos
Podem existir várias razões para os olhos vermelhos, nomeadamente:
- Alergias
As pessoas com alergias sofrem frequentemente com espirros, olhos lacrimejantes e com comichão, e sensação de ardor nos olhos. Tudo isso pode facilmente irritar os olhos e causar olhos vermelhos.
Irritantes como o pólen, pó, perfume, fumo e bolor são geralmente responsáveis por agravar os olhos e torná-los vermelhos.
- Olhos secos
Outra causa comum dos olhos vermelhos é a secura. Quando os olhos são privados de humidade natural (tanto a humidade do ar como a humidade da hidratação do corpo), tendem a rasgar. Isto porque lhes falta lubrificante, que os nossos olhos precisam para ver claramente.
Os vasos sanguíneos e as membranas dos olhos podem esticar, resultando em dores oculares leves ou intensas, vermelhidão, úlceras da córnea, e em casos extremos, até mesmo perda de visão.
- Infeções oculares
As infeções oculares resultam na inflamação dos folículos das pestanas e da membrana que protege a superfície do olho, causando um olho vermelho inflamado.
Quando um olho está infetado, são produzidos fluidos adicionais para proteger o olho de substâncias estranhas, tais como o pó. Se tiver apenas um dos olhos vermelhos, é mais provável que seja uma infeção do que uma alergia. Seguem-se alguns exemplos de infeções oculares comuns:
- Olho vermelho (Conjuntivite)
A conjuntivite, uma infeção interna afeta a camada protetora externa do olho, faz com que os olhos fiquem inflamados. Assim, o seu corpo produz muco extra para proteger a película do olho de substâncias externas, tais como bactérias, pó, mofo, pólen e vírus.
- Blefarite
Com esta condição, as pálpebras e pestanas ficam inflamadas como resultado de uma higiene deficiente das pálpebras e das pestanas. O óleo acumula-se nas glândulas e bloqueia as pálpebras, fazendo com que as pálpebras e as pestanas fiquem infestadas de bactérias. Com as glândulas das pálpebras dos olhos bloqueadas, pode sentir-se uma sensação de ardor nos olhos, comichão, pálpebras inchadas, e o globo ocular vermelho.
Em alguns casos, os olhos vermelhos podem necessitar de cuidados imediatos. Visite um dos nossos optometristas para um exame optometrico.
- Complicações da cirurgia
Se tiver os olhos vermelhos semanas após uma cirurgia de cataratas ou cirurgia ocular a laser, isso é uma indicação de que pode haver complicações devido à cirurgia que precisam de ser resolvidas. Marque uma consulta com um oftalmologista o mais brevemente possível.
Outras formas de tratamento incluem:
Antibióticos
Cremes oculares
Medicamentos orais relacionados com tratamentos alérgicos
Dependendo da gravidade da vermelhidão do olho, o seu optometrista pode encaminhá-lo(a) para um oftalmologista que pode recomendar antibióticos ou cremes em vez de gotas para os olhos. Se existir uma infeção mais grave, tal como a blefarite ou conjuntivite (conjuntivite), as gotas oftálmicas não serão suficientes e poderá necessitar de medicação oral para aliviar a vermelhidão.
Seja qual for o caso, nunca demore muito a testar os seus olhos. O diagnóstico precoce do problema proporciona um alívio muito mais rápido, e evita o risco de danos a longo prazo.
A prevenção é melhor do que a cura
É claro que não há melhor maneira de tratar os olhos vermelhos do que evitá-los em primeiro lugar. Algumas medidas preventivas que podem proteger os teus olhos de desenvolverem vermelhidão incluem:
- Lavar as mãos com sabão antibacteriano ou desinfetante antes de tocar nos olhos
- Não se esqueça de remover toda a maquilhagem dos olhos para evitar o entupimento da pálpebra e das glândulas das pestanas
- Evitar usar lentes de contacto por mais tempo do que o recomendado.
- Guarde as lentes de contacto numa caixa limpa, e limpe bem as lentas com a solução de lentes de contacto, antes e depois de cada utilização
- Sempre que possível, evitar pó, mofo e outros alergénios.